Logo - Alimentos Processados

Logo - Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL

Iniciativas Empresariais

Para permitir uma visão geral dessas iniciativas e da magnitude da contribuição social de muitas das empresas do setor de alimentos e bebidas não alcoólicas, foi construído esse módulo que relaciona vários compromissos e resultados obtidos por empresas no sentido de aprimorar o portfólio de produtos, as formas de produção e os meios de comunicação com os consumidores e a sociedade como um todo. Especificamente, o módulo destaca compromissos e ações referentes à Inovação e Reformulação de PRODUTOS, Sustentabilidade da PRODUÇÃO e Responsabilidade social na COMUNICAÇÃO.

Inovação e reformulação de PRODUTOS

Foto
Foto
Foto
Foto

Sustentabilidade da PRODUÇÃO

Foto
Foto
Foto
Foto

Responsabilidade social na COMUNICAÇÃO

Foto
Foto

Há muitos anos, várias empresas do setor de alimentos têm realizado ações para ajustar sua oferta de produtos às demandas da sociedade por alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Tais ações têm sido motivadas, de um lado, pelas oportunidades de negócio originadas das tendências do consumo de alimentos, especialmente de Saudabilidade e Bem-estar, Confiabilidade e Qualidade e Sustentabilidade e Ética que, em 2010, foram identificadas pelo estudo Brasil Food Trends 2020 com grande potencial de crescimento no mercado brasileiro.

Entretanto, a estratégia corporativa de muitas empresas tem procurado mecanismos para alinhar seus interesses mercadológicos com as demandas sociais e ambientais, pelo reconhecimento de que o sucesso nos mercados, futuramente, somente estará reservado a quem demonstrar fortes compromissos e resultados tangíveis em relação à responsabilidade social e sustentabilidade. As iniciativas nessa direção são divulgadas, periodicamente, em relatórios, websites e outros meios que as empresas tornam públicos e de livre acesso.

Algumas observações são importantes para o leitor interessado em conhecer as ações apresentadas nesse módulo: